Os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina têm sofrido, desde quinta-feira (15) com a passagem de um ciclone extratropical. Ele provocou chuvas intensas e ventos fortes, principalmente nas regiões serrana, metropolitana e no litoral norte gaúcho, além do leste catarinense. De acordo com a Defesa Civil Nacional, 34 cidades gaúchas e 17 catarinenses foram afetadas.
Em Santa Catarina, uma embarcação pesqueira naufragou na noite desta sexta-feira (16), a cerca de 40 quilômetros de Garopaba. A informação foi confirmada pela Marinha neste sábado (17). A embarcação “BP Safadi Seif” levava oito pessoas.
Segundo o 5º Distrito Naval, as buscas começaram na noite de ontem e continuam no local. Ainda não há informações sobre vítimas. A Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) vai instaurar inquérito administrativo, com prazo de 90 dias de conclusão, para apurar as possíveis causas e responsáveis.
Já no Rio Grande do Sul, a Defesa Civil estadual confirmou quatro mortes, duas em São Leopoldo, uma em Maquiné e outra em Novo Hamburgo. O último óbito ocorreu por afogamento. Há outros nove desaparecidos: sete em Caraá e dois em Maquiné. As buscas devem seguir durante este sábado (17).
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), grandes volumes de chuva vão atingir ainda neste fim de semana o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Em São Paulo, o acúmulo de chuva deve se concentrar, principalmente, no Vale da Ribeira, com volumes superiores a 100 milímetros (mm) em 24 horas.