Lenda do esporte, ex-jogador, técnico, auxiliar técnico e coordenador de futebol da Seleção Brasileira Mário Jorge Lobo Zagallo morreu nesta sexta-feira (05/01), aos 92 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos.
Zagallo, conhecido como o “Velho Lobo”, estava internado no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 26 de dezembro. Ele sofria de múltiplas comorbidades, que se agravaram nos últimos dias.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decretou luto de sete dias pela morte de Zagallo. Em nota, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, lamentou a perda do “eterno campeão”.
“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas maiores lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. O Velho Lobo, como era conhecido, foi um dos maiores jogadores e técnicos da história do Brasil. Ele conquistou quatro Copas do Mundo, como jogador em 1958 e 1962, como técnico em 1970 e como auxiliar técnico em 1994. Sua trajetória é um exemplo de dedicação, profissionalismo e amor ao futebol. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol”, disse Rodrigues.
Não dá para separar a história de Zagalo da seleção brasileira. Especialmente quando se fala de conquistas. Afinal de contas, se a equipe canarinha foi cinco vezes campeão do mundo, em quatro o Velho Lobo se fazia presente, seja à beira do campo comandando os selecionados, auxiliando o treinador principal ou dentro de campo como atleta.
Leia Também
O velório de Zagallo será realizado na sede da CBF, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir das 9h30 deste domingo (6). A solenidade será aberta ao público. O sepultamento ocorrerá às 16h do mesmo dia no Cemitério São João Batista.
Leia mais sobre: Brasil