A segunda rodada da pesquisa Ipec para Presidente da República no segundo turno das eleições, divulgada na tarde desta segunda-feira (10), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto com 51%, enquanto Jair Bolsonaro (PL), aparece com 42%.
Entre os votos válidos, com exclusão de votos branco, nulos e indecisos, o levantamento apontou que Lula tem 55%, e Bolsonaro, 45%. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
Na modalidade espontânea, ou seja, quando os entrevistadores não apresentam os nomes dos candidatos aos eleitores, o petista aparece com 49% das intenções de voto e o atual presidente, se mantém com 42%.
No primeiro turno, que aconteceu no último dia 2 de outubro, o ex-presidente Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.
O Ipec entrevistou 2.000 pessoas, entre sábado (8) e segunda-feira (10), em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02853/2022.
Leia Também
Rejeição
Ainda de acordo com o levantamento, 48% dos eleitores brasileiros responderam que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 42% não votariam de jeito nenhum em Lula. No levantamento anterior, divulgado no último dia 5, Bolsonaro era rejeitado por 50% dos eleitores, 40% o petista.
A pesquisa Ipec também apontou também os índices de avaliação do atual governo. 41% dos entrevistados avaliaram negativas (ruim ou péssimo) e 38% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 19%.