Brasil • atualizado em 28/08/2017 às 15:39

Desconfiança: Metade dos eleitores não simpatiza com ministros do STF

Carmen Lúcia, presidente do STF
Carmen Lúcia, presidente do STF

A pesquisa perguntou: Com qual ministro (a) do Superior Tribunal Federal (STF) você se simpatiza? Pouco mais da metade dos eleitores (52%) disseram que não tem qualquer simpatia por nenhum dos ministros. E 6,4% dos eleitores disseram que nenhum deles merecem o atributo positivo por parte dos cidadãos. Assim, 58,4% dos consultados não demonstram sentimentos positivos em relação aos integrantes do tribunal.

Entre os citados, a ministra Carmen Lúcia é a que tem maior simpativa (20%) entre os entrevistados. Em segundo, o ministro Edson Fachin (5,8%). Na terceira posição, o ministro Ricardo Lewandowski foi considerado o mais simpático (3%).

Na posição inversa, os que detém menor simpatia, segundo a pesquisa, tem novatos e veteranos no STF. Com apenas 0,3% das citações, o ministro Dias Toffoli ficou com o título do que têm menos simpatia. Em segundo, com apenas 1,2% o novato ministro Alexandre Moraes figura na rabeira.

Perto dele, com 1,6% está o ministro Gilmar Mendes em empate com o ministro Luiz Fux que foi citado por somente 1,7%. Para completar, o ministro Celso de Mello foi citado por apenas 2,2% e o ministro Roberto Barroso por 2,5%.

Metodologia

Leia Também

O levantamento de dados foi realizdo pela Paraná Pesquisas com eleitores brasileiros com mais de 16 anos. Foram realizadas 2.640 eleitores com coleta de dados online representativa do da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Acesse o relatório integral da pesquisa sobre a simpatia dos ministros do STF, da Paraná Pesquisas.


Leia mais sobre: / / Brasil / Destaques

Recomendado Para Você