Brasil • atualizado em 13/07/2021 às 14:04

Brasil recebe insumos para produção de 20 milhões de doses da vacina CoronaVac

Os insumos saiu de Pequim, na China, no último domingo (11). (Foto: Governo de SP)
Os insumos saiu de Pequim, na China, no último domingo (11). (Foto: Governo de SP)

O Brasil recebeu um lote com 12 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) na manhã desta terça-feira (13), para a produção de 20 milhões de doses da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan. As doses serão entregues ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

O recebimento do insumo faz parte de um acordo firmado com a  biofarmacêutica chinesa Sinovac. Os insumos sairam de Pequim, na China, no último domingo (11). Antes de chegar no Brasil, o voo fez escala em Zurique, na Suiça. O lote com os produtos foi recebido pelo governador de São Paulo, João Dória (PSDB).

O carregamento foi a maior remessa de insumos já recebida pelo Butantan. As vacinas são entregues ao PNI em um prazo de 15 a 20 dias. Primeiramente, os insumos passam por um processo de rotulagem e embalagem antes de ser distribuidos. Ao todo, o instituto Butantan já entregou mais de 53 milhões de doses da Coronavac ao Brasil. Em torno de 43,4% de todas as doses aplicadas no país até o momento.

No último recebimento, em 26 de junho, foram 6 mil litros de insumos para a produção de 10 milhões de doses. No dia 29 de junho, um lote com 1 milhão de doses prontas também chegou ao Brasil. Ainda no mês de maio, o Instituto Butantan cumpriu o primeiro contrato firmado com o Ministério da Saúde, com a entrega de 46 milhões de doses.

A partir de dezembro, o Instituto Butantan passará a produzir o IFA em uma nova fábrica de São Paulo. A construção está prevista para setembro. Sendo assim, o Butantan deve entregar outras 54 milhões de doses para o PNI até agosto, valor este referente ao segundo contrato firmado com o ministério da Saúde.

Leia Também

Leia mais sobre: / / / Brasil / Destaques

Recomendado Para Você