O presidente Jair Bolsonaro (PL) usou uma viagem oficial nesta quinta-feira a Gurinhém, interior da Paraíba, para tentar melhorar sua popularidade na região do País onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), seu principal adversário na disputa pelo Palácio do Planalto deste ano, tem mais força eleitoral.
Em cerimônia de inauguração de uma Unidade Básica de Saúde, o chefe do Executivo se referiu à região como “meu Nordeste” e exaltou as entregas do governo relativas à transposição do Rio São Francisco.
“É uma satisfação muito grande retornar ao meu Nordeste”, disse Bolsonaro, que é paulista e construiu sua carreira política no Rio de Janeiro. “Nós libertamos o povo do Nordeste da escravidão do carro pipa”, acrescentou, arrancando aplausos dos presentes. Em seguida, contudo, o presidente se referiu aos nordestinos como “cabra da peste”, expressão considerada preconceituosa, mas sempre utilizada por ele.
Bolsonaro ainda aproveitou o evento para dizer que respeita os policiais do Brasil, justamente no momento em que o governo está em crise com os policiais federais por não entregar a reestruturação das carreiras e poucas semanas após Lula se envolver em uma polêmica com os profissionais de segurança pública. “Brasil tem um presidente que acredita em Deus, que respeita seus policiais e seus militares”, declarou. (Estadão Conteúdo).
Leia também: