21 de fevereiro de 2024
Cidades • atualizado em 01/04/2020 às 12:01

Autoleitura de clientes da Enel estará disponível na segunda quinzena de Abril

A Enel Distribuição Goiás está adaptando seus sistemas para disponibilizar, na segunda quinzena de abril, a ferramenta da autoleitura para os clientes comerciais e residenciais. Assim, a companhia conseguirá retirar das ruas, progressivamente, as equipes que fazem as leituras dos medidores, protegendo clientes e colaboradores durante o período crítico de avanço da pandemia do Coronavírus. 

Até que o sistema esteja disponível para uso por meio do website www.enel.com.br e do aplicativo Enel Goiás, a empresa vai manter parte dos leituristas em atividade. Nesse período, o faturamento pela média não será praticado. “Estamos retirando nossa força de trabalho das ruas gradativamente, de forma que consigamos manter a leitura até que a autoleitura esteja em pleno funcionamento”, explica a responsável de Operações Comerciais da Enel Distribuição Goiás, Alessandra Koslowski.  

Quando a autoleitura estiver disponível, informa Alessandra, o cliente poderá optar por fazer a própria leitura e informar por meio do site ou do aplicativo, ou ser faturado pela média aritmética do consumo dos últimos 12 meses. “É importante ressaltar que o faturamento pela média não traz nenhum prejuízo para os clientes, já que qualquer diferença entre o faturado e o efetivamente consumido será compensada assim que o trabalho de leitura voltar à normalidade”, explica. 

Em relação aos clientes industriais, 95% deles já são faturados por meio de medição remota, sem visita a campo. Os outros 5% continuarão a contar com o serviço de leitura. Clientes que participam como Geração Distribuída e Tarifa Branca também continuarão sendo lidos.  

Leia Também

Quando a autoleitura estiver em funcionamento, o cliente vai poder informar a leitura mostrada em seu medidor por meio do site ou do aplicativo Enel Goiás. “Faremos uma ampla campanha informando o cliente sobre como ele deve proceder e quando ele deve fazer a autoleitura. No caso do aplicativo, por exemplo, disponibilizaremos em breve uma atualização da versão atual, já com a nova funcionalidade”, esclarece a responsável de Operações Comerciais da Enel.  

Alessandra ressalta que a Enel não tem medido esforços para que os clientes sejam atendidos da melhor forma. “Suspendemos os cortes de energia nesse período de quarentena e estamos garantindo a continuidade dos serviços essenciais de manutenção da rede e atendimento emergencial, a fim de que todos contem com o conforto da energia elétrica neste momento difícil˜, afirma. 

Atualização de cadastro 

É fundamental que os clientes acessem os canais digitais da Enel para atualizarem seus cadastros, informando o endereço de e-mail para recebimento das faturas digitais. “Queremos reduzir ao máximo entrega de contas impressas, substituindo essa entrega presencial pelo envio por e-mail. Por isso é muito importante que todos atualizem seus cadastros por meio do site ou do aplicativo, e informem o e-mail. Com isso conseguiremos retirar cada vez mais pessoas das ruas, preservando a saúde das mesmas”, diz.  


Leia mais sobre: / Cidades / Destaques