O município de Aparecida de Goiânia completa na próxima terça-feira (14/11) 60 anos de emancipação política. A cidade, que antes era um distrito de Goiânia, passou por um grande desenvolvimento nas últimas seis décadas, se tornando a segunda maior do estado de Goiás, com quase 530 mil habitantes.
A autonomia administrativa foi conquistada em 1963, com a sanção da Lei nº 4.927, proposta e aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás. A legislação elevou o então distrito de Goialândia à categoria de município.
Com a independência administrativa, Aparecida iniciou sua trajetória de desenvolvimento socioeconômico. Na década de 2010, por exemplo, a cidade foi apontada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) como a segunda maior do Brasil em geração de empregos. Além disso, o PIB de Aparecida cresceu 155% entre 2008 e 2022, saindo de R$ 5,8 bilhões para R$ 14,8 bilhões.
O número de bairros também cresceu significativamente. Em 1963, Aparecida tinha apenas 23 setores. Hoje, são mais de 300 bairros.
“Aparecida é uma cidade pujante, moderna, que olha para o futuro sem esquecer das raízes plantadas no passado”, afirma o prefeito Vilmar Mariano. “Com boa gestão fiscal, política e administrativa, o nosso município se desenvolve a cada dia mais, atraindo olhares do Brasil e do mundo.”
Leia Também
Indicadores econômicos
Além do crescimento do PIB e da geração de empregos, Aparecida também se destaca em outros indicadores econômicos. A cidade é a 35ª melhor cidade para se empreender no país, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras da Escola Nacional de Administração Pública (ICE/ENAP). Além disso, Aparecida está entre as 100 melhores cidades para se fazer negócios no Brasil.
Feriado municipal
O dia em que Aparecida celebra sua emancipação política é feriado municipal. No dia seguinte, 15 de novembro, é comemorada a Proclamação da República, feriado, desta vez, em todo território nacional. Na segunda, 13, foi decretado ponto facultativo nos órgãos municipais.
Programação
Para celebrar o aniversário de 60 anos de emancipação política, a Prefeitura de Aparecida preparou uma programação especial. No domingo, 12 de novembro, haverá uma missa especial na Igreja Católica Cristo Rei, no Setor Garavelo. A missa, que terá início às 8h, será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom João Justino e acompanhada pelo prefeito Vilmar Mariano e o Governador em Exercício, Daniel Vilela.
No dia da emancipação, 14 de novembro, haverá uma sessão solene na Câmara Municipal de Aparecida. A solenidade, que terá início às 19h, contará com a presença de autoridades locais, estaduais e federais.
Além disso, haverá uma exposição de fotos e documentos históricos sobre a cidade, no Museu de Aparecida. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de novembro.