Nesta terça-feira (3), será lançado em Aparecida de Goiânia, o PLANALTO ESPORTE CLUBE, primeiro time de futebol profissional e categorias do Brasil com a missão de democratizar oportunidades e sendo formado a partir de centenas de bases comunitárias. O intuito do projeto é de reaproximar o futebol das periferias e buscar a formação do jogador inteligente, com autonomia nas ações do jogo, resgatando as origens do futebol brasileiro e sendo uma ferramenta de transformação social, revelando atletas que surgem dos mais diversos territórios periféricos do estado mas que estão distanciados das categorias de base tradicionais.
O P.E.C., sigla que dá nome ao clube, estará presente no profissional e nas categorias de base federadas, tanto no masculino quanto no feminino, gênero que terá destaque nesse projeto, com o mesmo grau de importância do que o masculino.
O corvo
O mascote do Planalto Esporte Clube já foi escolhido, será o Corvo. A ave é reconhecida pela sua inteligência e presença imponente. Símbolo de estratégia, mistério e força, o corvo tem uma visão aguçada, antecipando movimentos e conquistando territórios. Essas são características que o clube pretende ter dentro e fora das quatro linhas!
Comunidade
Com uma missão social muito bem definida, o Planalto Esporte Clube, terá centenas de núcleos esportivos espalhados por várias regiões do estado. O objetivo é que nesses lugares possam ser desenvolvidos projetos de escolinhas de futebol na iniciação esportiva e pré-base. Os destaques serão selecionados para compor as equipes principais do P.E.C.
Valorização
O futebol tem vários exemplos de projetos sociais, que ajudaram a formar uma joia, mas que acabaram não sendo reconhecidos quando o jogador se torna um craque e é negociado. No Planalto Esporte Clube, está no estatuto do time, que quando um jogador for negociado com uma outra equipe e essa negociata gerar valores, o projeto formador do atleta terá direito a um percentual importante da quantia, valorizando aquele que primeiro descobriu o talento!
Aparecida e Goiânia
As duas principais e maiores cidades do estado estarão diretamente envolvidas no projeto. A sede do Planalto Esporte Clube, será na cidade de Aparecida de Goiânia. Cidade próspera, rica e que tem a sua população amante do futebol. É nesse município que o P.E.C. dará os primeiros passos na sua história.
Já a cidade de Goiânia, será a sede do projeto social Favela City, que é um braço do P.E.C., e que terá núcleos comunitários com o objetivo de preparar os(as) jovens jogadores(as) de territórios periféricos para o futebol federado, até chegar ao profissional. Trabalhando todas as áreas, como o técnico, o físico e o mental.
O Planalto Esporte Clube é uma iniciativa da Favela Talentos e conta com a parceira social da CUFA Goiás e da Taça das Favelas Goiás.
Leia mais sobre: aparecida de goiania / goiania / governo estadual / Aparecida de Goiânia