PUBLICIDADE

HMAP ganha selo “Eficiente de Melhores UTI´S do Brasil”

Foto: Polliana Martins

Foto: Polliana Martins

O trabalho de atendimento na saúde de Aparecida de Goiânia foi reconhecido na semana passada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira que concedeu ao Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) um selo de qualidade.

O hospital é administrado pela pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e mantida pela prefeitura da cidade. Ele integra o Programa SMS APG Governança Clínica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A certificação destaca UTI’s com alta performance no País.

PUBLICIDADE

O selo é concedido desde 2016 numa parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed e ressalta a excelência e a eficiência em diversos níveis das UTI’s na assistência à população no Sistema Único de Saúde (SUS).

A certificação reconhece o alto nível atingido em indicadores da Matriz de Eficiência: Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizados, considerando múltiplos fatores e a gravidade de cada paciente.

PUBLICIDADE

Para o prefeito Vilmar Mariano, o melhor da premiação das UTI’s é a “certeza de que estamos cuidando das pessoas com uma saúde pública do nível do setor privado, muitas vezes até melhor. Em outra avaliação de destaque, o HMAP já foi reconhecido como o 18º melhor no “Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina”, sendo também o 5º melhor hospital brasileiro dentre os 20 primeiros colocados, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste do Brasil. Aparecida merece esse trabalho e vamos seguir avançando sempre. ”

Leia Também

Nesse sentido, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães reforça a determinação do prefeito: “Trabalhamos para que a jornada dos nossos pacientes seja mais agradável e com maior nível de satisfação possível dentro da atenção prestada. Nossos profissionais atuam com alto rigor técnico e científico, permanentemente sendo capacitados e atualizados, visando a segurança e a eficiência ao longo de todos os processos. Esse selo é mais uma prova desse compromisso”.

PUBLICIDADE

O diretor médico do projeto Governança Clínica Brasil da Epimed, Maurício Velasco, esteve na entrega do selo no HMAP e enfatiza que “são poucos os hospitais que recebem isso e dentre os principais indicadores que levaram a essa certificação está a diminuição da taxa de mortalidade padronizada para a gravidade do doente. Há indicadores no HMAP que são até melhores do que os do serviço privado, acompanhamos esses dados aqui desde 2022 e a melhoria gradual. Tudo isso significa mais segurança, saúde, acesso facilitado para a população e menor risco de complicações dentro do hospital. ”

Redação - Altair Tavares: