Na manhã desta segunda-feira (19), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, assinou convênio entre prefeitura e Caixa Econômica Federal para contratação de serviços do Projeto Técnico Social (PTS) que serão disponibilizados aos moradores do Residencial Buriti Sereno I, II e III. Ao todo 832 famílias serão beneficiadas com a iniciativa prevista no extinto Minha Casa, minha vida que foi substituído pelo programa habitacional do Governo Federal Casa Verde Amarela.
Durante a assinatura do convênio realizada no Gabinete do Prefeito, Vilmar Mariano destacou que se trata de importante auxílio para os moradores do complexo habitacional. “A implantação do Projeto Técnico Social irá abrir novos horizontes para pessoas de todas as idades. As crianças terão opções de esporte e recreação, os jovens e adultos poderão se qualificar para o mercado de trabalho, ou seja, todas saíram ganhando”, avaliou Vilmar Mariano.
O PTS contempla ações integradas à problemática socioambiental local, a fim de ressaltar a participação comunitária e envolver o público nas questões cidadãs que favoreçam a convivência e a harmonia nos espaços comuns. Isso fortalece a qualidade de vida e promove a adequação das necessidades e demandas das famílias dos condomínios.
“Serão realizadas junto aos moradores atividades com foco na educação socioambiental, será feito ainda o estudo do perfil técnico de cada família. É um programa extremamente importante que vai sair do papel. Nossa expectativa após assinatura é iniciar a licitação imediatamente para que em janeiro possamos começar o trabalho”, destaca o secretário municipal de Habitação, Bira Contador.
Este convênio é parte do tratado oferecido pelo programa Minha Casa Minha Vida, atual Casa Verde e Amarela, e inclui atividades em três eixos: mobilização social com palestras de diversas temáticas, questões ambientais e patrimoniais e no eixo de geração de renda, com cursos profissionalizantes voltados para a inserção no mercado de trabalho. O valor do convênio é de R$ 738,8 mil.
Leia Também
Síndica do Residencial Buriti Sereno, Letícia de Oliveira Mariano, entende que a iniciativa será importante para os moradores. “O convênio vai colaborar ainda mais na parte do esporte, de eventos em geral, cursos profissionalizantes. Acredito que será fundamental para os moradores manterem a parte física e intelectual ativas”, disse durante assinatura do documento.
Residencial Buriti Sereno
As chaves do Residencial Buriti Sereno foram entregues aos beneficiários em dezembro de 2018. O empreendimento, no valor de R$ 66 milhões, foi financiado pelo Governo Federal, através do Minha Casa, Minha, Vida e pelo Governo de Goiás, por meio do Cheque Moradia. A Prefeitura de Aparecida de Goiânia doou o terreno e implantou infraestrutura básica na região.
O Residencial Buriti Sereno conta com 832 apartamentos, sendo que a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ficou responsável pela seleção de 500 famílias e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) pelas 332 unidades restantes. Os apartamentos possuem 41,39 metros quadrados – com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço –, distribuídos em 52 torres de quatro andares, com 16 unidades em cada torre, na Avenida 100-A, esquina com Avenida das Nações, no Bairro Itapuã que faz divisa com o setor Buriti Sereno.