O prefeito de Aparecida de Goiânia destacou em balanço de fim de ano que os investimentos em áreas estratégicas, como infraestrutura, saúde e educação, ajudaram no crescimento econômico da cidade
O prefeito Vilmar Mariano afirmou que 2023 foi o ano em que passou todos os dias cuidando de Aparecida. No balanço do trabalho feito este ano, a Prefeitura de Aparecida celebra avanços em todas as áreas, sobretudo na infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, economia e desenvolvimento urbano.
Além dos investimentos em infraestrutura, a gestão cuidou das pessoas como o pagamento do subsídio do transporte coletivo garantindo mais benefícios para os usuários da cidade, mutirão de serviços e atendimentos que percorreu todas as regiões da cidade neste ano, e qualidade de vida com a construção de dezenas de praças.
2023 foi o ano em que a Prefeitura de Aparecida ultrapassou a marca de 140 novas praças de lazer e esportes inauguradas em toda a cidade. E 15 desses equipamentos públicos foram entregues na gestão do prefeito Vilmar Mariano. São eles:
Praça Wilmar Leite de Amorim, Mansões Paraíso
Leia Também
Praça Paulo Joaquim Barbosa, Vila Oliveira
Praça da Capela São Venceslau, Bairro Cardoso
Praça Miguel Frutuoso Duarte, Jardim Alto Paraíso
Praça Poliesportiva do Sabiá, Colina Azul
Praça Léo Mendanha, Jardim Olímpico
Praça José dos Passos Souza, Conj. Estrela do Sul
Praça Joaquim Ricardo Teixeira, Jardim Tiradentes
Praça da Vila Mariana, Vila Mariana
Praça Porto das Pedras e Bairro Independência
Praça Francisco Beserra da Silva, Pq. das Nações
Praça Padre Antônio Boyhan, Jardim Alto Paraíso
Outras cinco praças estão em construção nos bairros Jardim Maria Inês, Jardim Boa Esperança, Parque São Jorge, Buriti Sereno e Garavelo. Além disso, a Prefeitura de Aparecida continuou revitalizando grandes avenidas em toda a cidade. Foi o que ocorreu na Avenida Flamingo, no setor Colina Azul, e na Arão de Souza, no Independência Mansões.
A Avenida Rio Verde, na divisa com a capital, também está ficando de cara nova. Graças a uma parceria estabelecida com a Prefeitura de Goiânia, a administração do prefeito Vilmar Mariano está renovando o visual da Rio Verde, que passará a ter iluminação em LED, semáforos inteligentes e um canteiro central com pista de caminhada, jardins e pergolados.
“Essa era uma demanda antiga dos moradores e dos comerciantes da Rio Verde, que é um cartão-postal de Aparecida. Agora, ela está ficando com um visual novo e moderno, à altura de tudo o que representa para a nossa cidade”, diz o prefeito Vilmar Mariano.
Prefeito de Aparecida de Goiânia
Aparecida tem se destacado nos últimos anos pelos investimentos feitos em infraestrutura, buscando melhorar a mobilidade urbana. É uma receita que a gestão do prefeito Vilmar Mariano continuou seguindo em 2023. Neste ano, a cidade passou a contabilizar dez grandes eixos viários. Seis deles já estão prontos (quatro no sentido norte-sul e mais dois no sentido leste-oeste). Outros quatro novos eixos estruturantes estão em construção.
Um desses novos eixos, o Eixo Jardim Tiradentes-Madre Germana, está na reta final da obra. E já começa a dar frutos. Quem passa pela Avenida Brasil e Avenida Central, na altura da Vila Romana e do Jardim das Cascatas (rota do eixo), percebe logo que a rede de comércios no local está maior. Novas empresas estão nascendo nas redondezas.
“Esse eixo está sendo construído justamente para acompanhar o desenvolvimento da cidade. À medida que cresce, Aparecida vai necessitando de novas soluções de mobilidade urbana, e a Prefeitura está atenta a isso”, comenta Mário Vilela, secretário de Infraestrutura.
Com as obras dos eixos estruturantes ou atendendo demandas específicas, a administração Vilmar Mariano levou asfalto para os bairros Goiânia Park Sul, Jardim Boa Esperança, Parque Ibirapuera, Setor Aeroporto Sul, Jardim Himalaia, Setor Rosa dos Ventos, Bairro Itapuã e Parque das Nações. E há mais pavimentação em andamento no Bairro Independência, Jardim Dom Bosco II, Vila Oliveira e Setor dos Estados (na linha do ônibus).
Moradores como a dona de casa Cleuza Florença de Barros comemoram as obras na cidade. Ela foi pessoalmente conferir a entrega da nova ponte construída com um bueiro celular triplo na ligação do Jardim Dom Bosco I e II. “Aqui é tudo pertinho, mas não tinha como: a gente tinha que dar muita volta. Agora ficou lindo, maravilhoso”, disse Cleuza.
Em breve, além dos quatro eixos estruturantes em construção e dos quatro bairros que estão recebendo asfalto, a Prefeitura de Aparecida vai inaugurar também a obra do novo acesso ao Polo Empresarial Goiás, através do Jardim Ipanema.
Obras
Com mais de 100 frentes de serviço a serem executadas no programa Pequenas Obras, Grandes Resultados, a Prefeitura de Aparecida continuará levando melhorias para dezenas de bairros, nos próximos meses. E nas prioridades da administração municipal estão obras com as do Conjunto Ana Rosa/BR-153; duplicação da Avenida W-7, no Jardim Olímpico; asfalto no Parque Ayala; e duplicação também da Rua Libertadores, no Internacional Park.
Com um empréstimo de US$ 120 milhões aprovado no Banco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) após a ida de uma delegação de Aparecida à China, e agora na Secretaria do Tesouro Nacional, a Prefeitura de Aparecida vai multiplicar esse recurso. Isto porque investirá mais US$ 30 milhões do seu caixa próprio para continuar executando obras de infraestrutura e mobilidade, assim como fez em 2023.
É o caso, por exemplo, do elevado sobre a BR-153, na altura da Vila Brasília, que, segundo a Secretaria de Infraestrutura, vai desafogar o tráfego de veículos na passagem para Goiânia e vice-versa. As obras do elevado devem ser concluídas já no 1º semestre de 2024.
Em 2023, a Prefeitura de Aparecida seguiu investindo também na saúde da população. E os resultados chegaram. Já sob gestão da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (um diferencial restrito a poucas instituições no Brasil), o Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (Hmap) foi eleito neste ano uma das 20 melhores unidades hospitalares da América Latina.
Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães atribui o reconhecimento à qualidade dos atendimentos prestados no Hmap e a melhorias feitas no hospital na gestão do prefeito Vilmar Mariano. São ações como a entrega da ala coronariana hemodinâmica, ampliação de atendimentos com cirurgias eletivas e bariátricas e mutirões de atendimento.
“É notória a melhoria na qualidade da saúde pública em Aparecida nos últimos anos. E isso se dá pelos investimentos feitos pela Prefeitura em infraestrutura, aparelhamento das unidades, em profissionais especializados e nos cuidados com os aparecidenses desde a atenção básica até os tratamentos mais avançados”, comenta Alessandro.
Investimentos em educação
Na educação, 2023 foi o ano da reforma de escolas, através do programa Cuidar da Escola é Dever de Todos. A Escola Municipal Vera Cruz II, por exemplo, foi uma das unidades educacionais contempladas com reformulação completa. Agora, a instituição entrega aos alunos, professores, funcionários administrativos e pais uma infraestrutura nova, adequada ao ensino e ao convívio social. E o ano termina com mais oito escolas em reforma.
Para aumentar a segurança nas escolas, o prefeito Vilmar Mariano ainda determinou neste ano que a Guarda Civil Municipal resguardasse todas as unidades do município com guardas civis presentes durante o horário de funcionamento das instituições de ensino.
“Um ambiente escolar tranquilo e seguro é condição fundamental para favorecer o ensino, elevando a já reconhecida qualidade do aprendizado na rede pública de Aparecida de Goiânia”, pontua a secretária municipal de Educação, professora Idelma Oliveira.
Parceria com o governo estadual
Para entregar obras e benefícios à população aparecidense, a gestão do prefeito Vilmar Mariano contou com a parceria do Governo de Goiás, através do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Com o apoio também do ex-prefeito Gustavo Mendanha, Vilmar, Caiado e Daniel já viabilizaram juntos:
– Implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot);
– Desativação do prédio do regime semiaberto de Aparecida;
– Universalização da rede de água e esgoto na cidade;
– Reforma dos ginásios de esporte da cidade.
“Essa cidade cresceu diante desses polos que aqui foram criados e esse é mais um grande polo sendo lançado em Aparecida. O semiaberto aqui era um sinal de problema para a cidade. A população se queixava todos os dias. Buscamos um planejamento para a transferência do semiaberto e como tal liberamos 2 milhões de metros quadrados para empresas se instalarem aqui”, afirmou Ronaldo Caiado no lançamento oficial do Dianot.
O trabalho conjunto da Prefeitura de Aparecida com o Governo de Goiás resultou, por exemplo, na aceleração da oferta de saneamento básico na cidade. Segundo o Instituto Trata Brasil, em dez anos, de 2012 a 2022, Aparecida saltou 33 posições no ranking brasileiro de saneamento básico, subindo da 85ª para a 52ª colocação. E atualmente, a água potável é disponibilizada em rede a 58,69% da população aparecidense.
Canal aberto com o presidente da República
Neste primeiro ano do governo Lula, a Prefeitura de Aparecida agiu rápido para abrir caminhos no novo governo federal. Já nos seis primeiros meses do governo, Aparecida recebeu visitas de trabalho dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência) e Aparecida Gonçalves (Ministério das Mulheres).
Do lado do governo federal, a administração do presidente Lula também mostrou que reconhece Aparecida como uma das cidades mais importantes do Brasil. Foi quando escolheu, por exemplo, o prefeito Vilmar Mariano para representar mais de 5,1 mil prefeitos na assinatura do lançamento do Programa Ação na Segurança Pública.
Outro ato que representou o entendimento entre o município e a União foi a entrega de 900 apartamentos no Condomínio Habitacional Chácara São Pedro. “A habitação é um direito fundamental para qualquer família, para garantir segurança, conforto e dignidade. Por isso, estamos trabalhando com o governo federal para possibilitar a entrega de novas moradias a famílias de baixa renda da nossa cidade”, sinaliza o prefeito Vilmar Mariano.
Gestão prioriza o cuidado com as pessoas
O prefeito Vilmar Mariano sempre reafirma que a prioridade da sua gestão é cuidar das pessoas. Foi o que a administração fez em 2023. A Prefeitura de Aparecida distribuiu cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social e a servidores da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (profissionais visitados regularmente por Vilmar). E mais: o município começou a construir o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Jardim Maranata.
“Esse é o papel primordial do poder público: cuidar das pessoas. E o prefeito Vilmar Mariano leva esse compromisso muito a sério, porque o que faz a cidade, na verdade, são as pessoas, o povo; as coisas, o patrimônio físico, vêm em segundo plano”, argumenta a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
Sulnara acompanha o prefeito em todas as ações de cunho social e assistencial, inclusive, no Mutirão de Aparecida. No atual formato idealizado por Vilmar Mariano, o Mutirão de Aparecida, que é realizado todos os meses, fez mais de 200 mil atendimentos em 2023.
Compromisso com a igualdade de gênero
Assim que assumiu a administração do município, o prefeito Vilmar Mariano se comprometeu a criar uma secretaria exclusiva para defender os interesses das mulheres. E cumpriu a promessa. Hoje, a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher colhe frutos no seu trabalho de valorização das mulheres e ampliação da ocupação de cargos estratégicos da gestão municipal por profissionais do sexo feminino.
Além de Eudenir de Souza, a Tia Deni, que chefia a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher, compõem o alto escalão do governo de Aparecida a primeira-dama Sulnara Santana (Assistência Social); professora Idelma Oliveira (Educação); Pollyana Oliveira (Governo); Valéria Pettersen (Meio Ambiente e Sustentabilidade); e Brunna Lomazzi (Transparência, Fiscalização e Controle).
Dignidade no transporte coletivo
Já no início do ano, a Prefeitura de Aparecida assinou contrato com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) para que, com um subsídio de R$ 30 milhões, custeado pelo município, os usuários aparecidenses usufruíssem do benefício de meia-tarifa em 32 linhas de ônibus da cidade.
Rusley Alves, morador do Real Conquista, testou a novidade logo nos primeiros dias e aprovou a iniciativa. “É uma atitude que facilita a nossa economia financeira e nos garante facilidade para circular pela cidade.” Com subsídio da Prefeitura de Aparecida, também foi possível manter os benefícios do:
– Passe-livre do Trabalhador;
– Bilhete Único;
– Cartão Família;
– E congelamento da tarifa em R$ 4,30.
As linhas incluídas no sistema de meia-tarifa passam por várias regiões da cidade, inclusive no Centro, onde a Prefeitura executa a revitalização do Santuário Matriz Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Matriz, como é conhecida, faz parte do patrimônio histórico e cultural de Aparecida e, por isso, tem toda a reforma acompanhada de perto pelo Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Modernização na segurança pública
A Prefeitura de Aparecida é uma das poucas em Goiás e no Brasil a contar com uma secretaria de segurança pública própria, para colaborar com as forças policiais no combate à criminalidade. Criada na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha e implementada na administração Vilmar Mariano, a Secretaria de Segurança Pública de Aparecida recebeu neste ano o reforço de 20 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM).
São investimentos que se somam, por exemplo, à sanção da Lei Municipal 221/2023, que instituiu o Programa Jornada Especial em Segurança; e a mais um pacote de benefícios criados para valorizar a GCM, a força de segurança municipal.
PIB cresce 192% em uma década e Aparecida ultrapassa marca de 90 mil empresas ativas
Uma das áreas que sentem rapidamente os reflexos de investimentos do poder público é a economia. Se a cidade anda bem, a economia prospera. É o caso de Aparecida. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto Mauro Borges, o Produto Interno Bruto do município cresceu 192% de 2010 a 2021. Nesse período, Aparecida teve a elevação mais alta entre os três maiores municípios goianos, incluindo a capital.
Em 2010, o conjunto das riquezas de Aparecida somava R$ 5,8 bilhões. Já no ano 2020, a economia da cidade movimentou R$ 14,8 bilhões, entre bens, produtos e serviços produzidos no município. Para o prefeito Vilmar Mariano, é um dado que reflete o ambiente de negócios da cidade. “Para você ter uma ideia, em 2008, a gente tinha aqui 6 mil empresas. Passados 15 anos, hoje Aparecida conta com 90 mil CNPJ’s ativos; ou seja: a cidade não para, está em constante desenvolvimento.”
Com população superior a 500 mil habitantes e 7 polos empresariais e industriais em atividade, Aparecida foi apontada neste ano como a 35ª melhor cidade para se empreender no Brasil (entre os mais de 5 mil municípios do país). Em apenas um ano, saltou 30 posições nesse ranking, que é tabulado pela Escola Nacional de Administração Pública. “Uma certeza eu tenho: Aparecida dará passos ainda maiores e mais relevantes em 2024”, finaliza Vilmar.