A partir desta quarta-feira (29), pacientes com síndromes gripais e suspeita de dengue poderão buscar atendimento nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De acordo com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, o objetivo é desafogar as cinco unidades de urgência e emergência do município (Upas Flamboyant, Buriti Sereno e Brasicon, e os Cais Nova Era e Colina Azul), que registrou no último final e semana, um aumento de 32% na procura por atendimento médico com pacientes da cidade e também vindos de outros municípios, inclusive da Região Metropolitana de Goiânia.
O atendimento nas UBS´s será por livre demanda e sem restrição de abrangência de bairros para pacientes que apresentarem sintomas gripais e de dengue, zika vírus e chikungnya. Entre os sintomas estão febre, dor de cabeça, dor no corpo, coriza, prostração, dores musculares e nas juntas, dentre outros.
“Mesmo com as escalas médicas completas em todos os turnos, as reclamações de maior tempo de espera têm acontecido porque Aparecida tornou-se referência em Saúde Pública em Goiás justamente por sua capacidade de atendimento e estrutura da rede, o que tem atraído pessoas de outros municípios, inclusive da Região Metropolitana. Estamos trabalhando acima de nossa capacidade há mais de uma semana para não deixar ninguém desassistido”, informa o secretário de Saúde Alessandro Magalhães.
O superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde de Aparecida, Gustavo Assunção, aponta que os atendimentos diários de urgências considerando as três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas e os Cais Colina Azul e Nova Era aumentaram de 2.350 para mais de 3.100, o que corresponde a 32% de acréscimo no fim de semana. O fluxo intenso fez a UPA Buriti Sereno, que fica próxima da região Sudoeste da capital, atingir o pico de 700 atendimentos no último domingo, 26 de dezembro. Em épocas normais, a média no local é de 400 atendimentos diários.
“Nesta segunda-feira, por exemplo, 27 de dezembro, mesmo após termos aumentado há alguns dias a quantidade de médicos nas UPASs Brasicon e Buriti, todas as nossas unidades de urgências e emergências estão trabalhando com capacidade máxima,” destaca o gestor.
Leia Também
Leia também:
- Goiânia disponibiliza 16 postos para aplicação da 2ª dose da Janssen nesta terça (28)
- Projeto de lei que altera Lei do Fundeb é sancionado
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Dengue / Gripe H1N1 / Saúde / Aparecida de Goiânia