A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia passa a ofertar o serviço de imunização em condomínios residenciais da cidade. De acordo com a pasta nestes locais, a vacinação vai ocorrer sempre aos domingos. Os responsáveis legais, síndicos ou administradores, dos núcleos habitacionais interessados na iniciativa podem entrar em contato com a SMS pelo e-mail coordenacaoimuno@gmail.com, solicitando o serviço e informando endereço, contato do responsável pelo agendamento e o número de famílias residentes no local.
“Aumentar a cobertura vacinal na cidade é uma grande preocupação da Secretaria de Saúde, que está sempre pensando em novas estratégias para atrair a população. Já ofertamos vacinas em escolas, empresas, shoppings, supermercados e praças. Onde tem gente circulando, a Prefeitura está vacinando. Agora, também vamos levar a imunização para condomínios residenciais. São locais de moradia que reúnem muitas famílias”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.
Para o secretário de saúde, Alessandro Magalhães, é importante a participação de toda população em iniciativas como essa: “A imunização é uma estratégia coletiva de prevenção, que precisa alcançar o maior número de pessoas para funcionar. Contudo, temos observado, ano após ano, a queda dos índices de vacinação, inclusive com o retorno de doenças que já estavam erradicadas. Por isso, faço um apelo à população para que aproveitem as facilidades disponibilizadas pela SMS. Desta vez, oferecemos a oportunidade de vacinar moradores em suas casas, aos domingos. Basta agendar por e-mail.”
Vacinas disponíveis
Durante a vacinação em condomínios residenciais, os moradores podem ser imunizados contra sarampo, catapora, febre amarela, caxumba, gripe, covid e outras doenças. Ao todo, são mais de 20 imunizantes. “Todas as crianças, adolescentes, adultos e idosos podem participar. É um serviço para as famílias de Aparecida”, informa a superintendente Municipal de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro.
A coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro, detalha ainda como a ação vai funcionar: “Os interessados vão nos acionar por e-mail, informando o endereço do condomínio, o contato do responsável e o número de famílias que moram no local. Nós vamos organizar um cronograma, entrar em contato com o responsável agendando a visita e quando nossas equipes chegarem nos condomínios, basta os moradores apresentarem documentos pessoais e o cartão de vacinação. Vamos avaliar cada caso e atualizar os esquemas vacinais. Tudo gratuito e seguro.”