Um estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil, nesta quarta-feira, 20, realizado em parceria com a GO Associados, aponta Aparecida de Goiânia como uma das cidades com maior variação positiva de saneamento básico. O município ocupa a 18ª posição do 16º Ranking de Saneamento.
Em 2023, Aparecida ocupava o 52º lugar no estudo, que tem como foco os 100 municípios mais populosos do Brasil. A informação foi publicada na edição do jornal O Globo, que destacou o aumento de dinheiro no saneamento, no último ano, com investimento médio de R$463,28 por habitante, como fator primordial para que o município saltasse 34 posições em um ano.
De acordo com a publicação, Aparecida foi o município que mais subiu posições na lista. A cidade atingiu nota máxima em índices de melhoria de atendimento e nível de eficiência. O prefeito Vilmar Mariano atribui a melhora à parceria com o Governo de Goiás nas últimas três gestões municipais.
“Os avanços são resultado de investimentos e dos esforços do governo em melhorar a infraestrutura de saneamento básico. Eu acredito que no máximo dois anos teremos a universalização do tratamento da água e do esgoto em Aparecida. E essa parceria com o governo do estado tem feito a grande diferença”, destacou Mariano.
O ranking leva em consideração oito indicadores em três dimensões do saneamento básico. São elas: nível de atendimento, melhoria do atendimento e nível de eficiência. Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base de 2022, publicado pelo Ministério das Cidades.
Leia Também
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Cidades