Em Aparecida de Goiânia, a testagem em massa com o exame RT-PCR padrão Ouro, considerado mundialmente por especialistas como o melhor do mercado, foi iniciada em abril de 2020 com o propósito de obter diagnósticos precoces para identificar os infectados, evitar o agravamento de casos da covid-19 e deter a circulação viral.
Seguindo esta estratégia, a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS) atualmente realiza cerca de 7 mil testes por semana e contabiliza o total de 400.274 realizados até esta segunda-feira (22).
“Aparecida já fez testes que representam mais da metade de sua população, que é de 691 mil habitantes, segundo o IBGE, e vamos continuar seguindo essa estratégia de testagem ampliada indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nosso pessoal trabalha com muita eficiência para identificar e tratar os doentes, fazer o devido isolamento, rastreamento e monitoramento, e, assim, controlar a circulação do vírus na comunidade”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães lembra que, além dos resultados positivos obtidos no enfrentamento à pandemia em Aparecida, a estratégia local de testagem ampla foi reconhecida por especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em visita à cidade em outubro de 2020, como “ponto-chave da rede eficiente de proteção, vigilância e tratamento contra a Covid-19 implantada no município.”
Ainda de acordo com o secretario, “a fórmula do enfrentamento à pandemia em Aparecida tem muitas bases: monitoramos casos confirmados, realizamos exames laboratoriais, emprestamos oxímetros, implantamos fluxos, desenvolvemos um aplicativo de agendamento e criamos novos leitos de UTI e de enfermaria específicos. Tudo isso somado à testagem que contribui para o diagnóstico precoce e ajuda a evitar o colapso dos leitos de UTI na cidade e o agravamento dos quadros clínicos”, destaca.
Leia Também
Alerta permanente
Aparecida é referência em testagem no Estado, sendo o município que realiza mais testes proporcionalmente à sua população. Em 3 de novembro, por exemplo, a cidade contabilizava 395.525 testes RT-PCR, o que representava 52% de todos os então 756.317 exames padrão Ouro realizados em Goiás.
Onde e como fazer o teste em Aparecida
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, alerta sobre a importância do exame: “A pandemia está desacelerando, mas precisamos seguir em alerta e para isso o teste é fundamental. Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”, reforça.
O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.
“Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado nos postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Hospital Garavelo e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. Em todos esses locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados”, informa a superintendente.
Aplicativo Saúde Aparecida
De acordo com a coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Loanny Moreira Barbosa, para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Telefones com outras tecnologias e computadores também podem acessar o aplicativo pelo site da Prefeitura.
O superintendente ainda explica que os resultados ficam prontos em até 24h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. “Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS”, acrescenta.
Leia também:
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Testagem covid-19 Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia / Destaques