22 de fevereiro de 2024
Destaques • atualizado em 10/02/2021 às 12:31

Ao lado de Caiado, Iris é vacinado em Goiânia. O ex-prefeito tem 87 anos

O governador Ronaldo Caiado (DEM) acompanhou nesta quarta-feira (10/02) a vacinação do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende contra a Covid-19. Iris recebeu a primeira dose do imunizante no ponto de atendimento instalado na Área 1 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), em Goiânia, nesta segundo dia de vacinação dos idosos de Goiânia. O ex-prefeito falou da alegria de receber esta vacina.

“Vocês presenciaram a alegria, a vontade de viver das pessoas mais idosas, a emoção que toma conta de todas as pessoas na espera da chegada da vacina. Então não há nada mais gratificante na vida”, disse Iris que deixou o comando da prefeitura de Goiânia no ano passado.

A prefeitura de Goiânia iniciou na terça-feira (9/10) o início da vacinação contra a Covid-19 para pessoas idosas. Foram vários pontos pela cidade espalhados para atender os mais de 13 mil idosos que tomarão o imunizante. Ronaldo Caiado também falou do sentimento de presenciar essa momento.

“Esta fase, para mim, tem uma relevância e uma importância ímpar”, disse o governador.

Leia Também

“É a incidência com maior exigência de leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva] e com maior percentual de letalidade. Então já é um trabalho para diminuir o fluxo de pessoas nas UTIs com agravamento do quadro clínico”, destacou.

Caiado também lembrou que reivindicou diuturnamente o pedido ao Ministério da Saúde para que essa faixa etária dos idosos fosse o mais rápido atendida com a vacina.

“Debati muito e lutei para que houvesse um regramento que desse prioridade às pessoas de faixa etária acima de 90 anos, agora já chegando em 85”, lembrou.

Numa fala enfatizando o trabalho da ciência e de todos os profissionais da saúde, o ex-prefeito Iris agradeceu pelo recebimento da vacina.

“Quando os nossos cientistas avançaram na produção de vacinas para tantos males existentes sobre a face da terra, foi uma evolução extraordinária. De forma que nós devemos, nessa hora, voltar o nosso sentimento de gratidão aos cientistas a todos aqueles e aquelas que se dedicam à saúde da população”. disse.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, também acompanhou Iris e lembrou a estrutura montada no município, que dispõe de dois drive-thru e sete escolas municipais para a vacinação. Rogério também destacou os cuidados que as pessoas devem ter após a primeira dose.

“A primeira dose não significa que ela (pessoa vacinada) está imune. Ela tomou a primeira dose, precisa ainda ter os cuidados e esperar os dias para a segunda dose. Além disso, precisa ter o cuidado e esperar mais 30 dias [após a segunda dose] para poder dizer que está imune”, concluiu o prefeito.


Leia mais sobre: / / / / / Destaques / Política