A Genial/Quaest publicou uma rodada de pesquisas nesta quinta-feira (10), em que ouviu 185 congressistas. Em um dos recortes do estudo, a grande maioria dos deputados federais afirmou que o agronegócio é o setor que mais influencia as decisões do Congresso Nacional.
A pesquisa revela que, para 77% dos entrevistados, o agronegócio é muito influente nas decisões do Congresso. Na sequência do ranking, aparecem os setores financeiro (58%), indústria (52%) e comércio (39%), terceiro setor e trabalhadores (20%) e organizações internacionais (15%), respectivamente.
A amostra de deputados corresponde a 36% do total de parlamentares em exercício e foi definida com base em extratos de região e posicionamento ideológico dos partidos.
As entrevistas foram feitas entre os dias 13 de junho e 6 de agosto de forma presencial e on-line, por meio de aplicação de questionários estruturados. A divisão por região e por grupo ideológico teve por base o projeto “Brazilian Legislative Survey”. A margem de erro é de 4,5 pontos percentuais.
A rodada de pesquisas acompanha, também, a avaliação dos parlamentares sobre o governo Lula e sua agenda político-econômica. Neste recorte, quatro em cada dez deputados federais respondeu que a relação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o Congresso Nacional é negativa, conforme mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (10).