Iris Rezende lançou o projeto na CASAG/OAB (foto Jackson Rodrigues)
ANÚNCIO

O prefeito Iris Rezende lançou o programa Adote uma Praça, iniciativa que visa promover parcerias com iniciativa privada, pessoas físicas ou jurídicas e sociedade civil organizada para manutenção e recuperação de espaços públicos. “Só tenho a agradecer a essas instituições e empresas pela ação conjunta que trará resultados muito positivos para Goiânia e seu povo”, disse ele.

Durante o evento, o prefeito Iris Rezende assinou termo de cooperação com a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), primeira entidade a aderir ao programa, para cuidar da manutenção do relógio e do coreto localizados na Avenida Goiás. Os dois monumentos serão revitalizados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

De imediato, já foram seis empresas parceiras que firmaram compromisso com a administração municipal para a manutenção de oito espaços públicos. A iniciativa contempla, além de praças, uma opção variada de monumentos e de pontos turísticos. 

ANÚNCIO


“Esse espírito de solidariedade, de amor pelas pessoas, pela cidade, pelo local onde vivemos é o que motiva a realização dos nossos mutirões desde a década de 1960”, destaca Iris. Ele fez questão de elogiar a parceria com o Iphan para a restauração dos monumentos históricos da capital, o relógio e o coreto da Avenida Goiás, a exemplo do que foi feito na Estação Ferroviária de Goiânia.

“Nosso foco é fazer com que os espaços públicos voltem a ser utilizados pela população para a convivência e lazer e que, nos locais possíveis, também sejam realizadas atividades culturais e esportivas”, afirma o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Henrique Alves.

“Para isso, as entidades parceiras poderão optar por um projeto urbano-paisagístico dos espaços, com sua devida manutenção, ou somente a manutenção do paisagismo implantado pela Prefeitura de Goiânia”, destaca.

Criado pela Lei nº 10.346, de maio deste ano, o Adote Uma Praça prevê a recuperação da paisagem urbana, com instalação e manutenção de mobiliários, melhorias na iluminação, limpeza e segurança. Durante o evento, foram assinados, também, termos de cooperação para manutenção da Praça São Tomaz, no Setor Serrinha; Praça da Família e Praça da Feira, no Parque Amazônia; e Praça da Rua C-248, no Setor Nova Suiça.

O presidente da Casag, Rodolfo Otávio Mota, afirma que, além da manutenção dos dois monumentos históricos da Avenida Goiás, a entidade pretende firmar compromisso com a gestão municipal para cuidar de outros espaços no Centro. “Os entes públicos e as instituições representativas têm papel fundamental para o aprimoramento da cidadania e valorizar os símbolos da nossa história é uma demonstração dessa responsabilidade”, ressalta.   

O lançamento do programa Adote uma Praça foi realizado no auditório da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag) com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Goiás (OAB-GO) e do Iphan.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO