Acordo acerta que Dia da Consciência Negra será feriado em Goiânia

ANÚNCIO

A Prefeitura de Goiânia vai instituir o feriado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, já estabelecido em diversos estados e municípios do país. A decisão foi tomada pelo prefeito Iris Rezende em reunião nesta quarta-feira (20/11) com o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo, Marinete Silva, mãe da ex-vereadora pelo Rio de Janeiro, Marielle Franco, o secretário municipal de Direitos Humanos, Filemon Pereira, e representantes do Movimento Negro Unificado.

ANÚNCIO


Assim que ouviu a proposta, o prefeito Iris Rezende concordou. “Pode apresentar o projeto, vereador, que ele será sancionado. A população negra de Goiânia, Goiás e do Brasil merece o nosso trabalho e o nosso reconhecimento”, disse Iris.

No encontro, Policarpo disse que a instituição do Dia da Consciência Negra em Goiânia se justifica em função da necessidade de intensificação do debate das políticas afirmativas para negros e pardos. “Goiânia precisa se inserir de forma mais firme nessas discussões”, observou o presidente da Câmara. 

Iris e Policarpo determinaram que as áreas técnicas do Legislativo e do Executivo atuem em conjunto para que o projeto seja aprovado. Na Prefeitura, as tratativas serão coordenadas pelo secretário municipal de Direitos Humanos, Filemon Pereira. A coordenadora do Movimento Negro Unificado, Ieda Leal, classificou a instituição do feriado do Dia da Consciência Negra em Goiânia como “histórica” para Goiânia. “É uma emoção indescritível”, disse Marinete, mãe da vereadora Marielle Franco, cujo assassinato, em 14 de março de 2018, ainda não foi esclarecido.

Museu da Consciência Negra
Durante a reunião, o prefeito, o presidente da Câmara de Goiânia e os representantes do Movimento Negro Unificado também discutiram a implantação do Museu da Consciência Negra na capital. 
Acerca da criação do Museu da Consciência Negra, o prefeito determinou que a Secretaria de Direitos Humanos realize os estudos necessários para a definição do melhor local para a execução do projeto. “Vamos criar de imediato a comissão de estudos e trabalho que irá garantir a execução do projeto”, disse o secretário Filemon Pereira durante a reunião, realizada no gabinete do prefeito, no 5.º andar do Paço Municipal.

Quer receber atualizações de notícias no seu email? Cadastre-se gratuitamente

Comentários

comentarios

ANÚNCIO