28 de fevereiro de 2024
Política • atualizado em 15/09/2022 às 15:40

5,3 milhões de brasileiros foram vítimas de ameaças por posições políticas, diz pesquisa

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Pesquisa inédita da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) mostra que os brasileiros estão com medo da violência política e que uma parte da população relata ter sofrido casos de violência por conta de suas escolhas partidárias. De acordo com a pesquisa “Violência e Democracia: panorama brasileiro pré-eleições de 2022”, 5,3 milhões de brasileiros com 16 anos de idade ou mais, disseram que já foram vítimas de ameaças por motivos políticos nos 30 dias anteriores ao levantamento.

Outros 67,5% dos entrevistados ainda afirmaram que sentem medo de serem agredidos fisicamente em razão de suas escolhas políticas ou partidárias.  A pesquisa foi encomendada ao Datafolha pelas duas organizações e realizou mais de 2.100 entrevistas em todas as regiões do Brasil, entre os dias 3 e 13 de agosto de 2022. 

Os resultados apontam também para um quadro preocupante, em especial às vésperas do primeiro turno das eleições de 2022, e diante da escalada da violência política que tem atingido eleitores, candidatos e candidatas em várias regiões do país.

Leia Também

Leia mais sobre: / / / / Política / Destaques