A nova inteligência da PMGO na gestão Balestreri

Ricardo Balestreri assina portaria que regulamenta atividadede inteligência  da PM, nesta segunda-feira

O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri, assina, nesta segunda-feira (26/06), às 14h30, uma Portaria que regulamenta a atividade de inteligência da Polícia Militar de Goiás (PMGO)
Após o ato de assinatura, o ele explicará, entrevista coletiva, quais as novas orientações da pasta que dirige para orientar o trabalho investigativo da polícia militar.
No dia 02 de maio, o responsável pela segurança assinou a portaria de n.º 0462/2017/SSPAP,  que criou uma Câmara Técnica formada por uma comissão, que teve o prazo de 30 dias, para analisar, estudar e estabelecer normas a fim de regulamentar as Atividade de Inteligência da Polícia Militar.
O documento foi assinado após a repercussão dos episódios de violência contra o manifestante, de 33 anos, Mateus Ferreira Silva e do assassinato de um jovem, de 16 anos, Roberto Campos da Silva, que envolviam policiais militares. Principalmente, por causa deste último caso.

De acordo Balestreri, a ação agressiva da polícia é baseada em uma cultura, no entanto, a conduta desses policiais está fora dos padrões operacionais formais impostos à Polícia Militar e à maioria da corporação. Para ele, tais condutas devem ser combatidas e tratadas isoladamente. “Cabe a mim desfazer e criar um novo tipo de cultura e eu não me eximo dessa responsabilidade”, acrescenta.

O secretário defende o uso da força e do rigor da Polícia Militar sempre que necessário, mas ressalta que essas condutas devem está respaldadas e dentro dos limites da ética, da moralidade e da legalidade. “A polícia tem o direito democrático de fazer o uso da força, mas dentro de padrões de racionalidade e de proporcionalidade, […] nós não queremos uma polícia fraca, queremos uma polícia rigorosa, mas dentro dos limites”, ressalta.

Comentários

comentarios

ANÚNCIO

Qual a sua opinião sobre a notícia? Quer comunicar correções?